03jan

Livro: Adágios

Autor(a): José Vieira

Páginas: 100

Editora: Chiado, 2017 

Adicione o livro no Skoob

SINOPSE: Viver é sentir constantemente que estamos numa roda viva. Que os outros são espelhos de experiências para nós. São ciclos que se perpetuam no tempo. As personagens vão se alterando. As cores do firmamento modificam a cada estação. No entanto a essência é a mesma. Viver! Caminhar! Cair! Levantar! E recomeçar tudo de novo! Adágios é um livro de vidas. De mulheres. De luta. Um dia foram elas…. Amanhã seremos nós. 

Primeira leitura de 2018 (E não estou decepcionada!)

 

Olá, leitores! Tem coisa mais linda que começar o ano aqui no PL com resenha nova?

Adágios é na verdade uma leitura 2017/2018 (Aquela leitura que você iniciou no finalzinho do ano e termina no comecinho do próximo #risos) e foi uma honra muito grande tê-lo recebido direto da autora – lá de Portugal – uma edição com dedicatória e uma outra também autografada para sortear entre vocês que acompanham o blog.

Primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa belíssima, menos é mais e nunca decepciona, e eu amaria ter uma arte parecida na parede do meu quarto . E segundo, eu fiquei intrigada com o título e de acordo com minha vasta pesquisa nessa internet de meu Deus, ele significa: um tipo de provérbio popular com uma mensagem de teor moral/é uma uma forma de sabedoria popular e aquilo que vem sendo repetido a muito tempo. Adágios é a própria vida em sua simplicidade nos lembrando do que é importante.

O livro traz cinco contos que retratam a vida de mulheres simples, e eu amei o foco estar nas mulheres e na simplicidade de como tudo pode ser tão inesperado e triste. E essas mulheres de Adágios me lembram as pessoas do interior em que muitas vezes vou passar um descanso nas férias – inclusive estarei indo na próxima semana para um pedacinho do céu aqui na terra – e em como tudo pode ser belo.

Todos os contos trazem os mesmos elementos, todos eles são sobre mulheres, lugarzinhos do interior e sua pobreza extrema, amores sinceros e tristeza. Adágios realmente é um livro triste, mas um dos mais belos que li nos últimos tempos.

Seguia o seu caminho, sabendo que haveria sempre alguém a apontar o dedo. Era inato do ser humano e ela estava de consciência tranquila caminhando para a felicidade. 

Conto O Milagre de Adelaide 

E eu vou levar comigo em 2018 esse pensamento de Adelaide. E espero um dia amar como Josefina amou em A Tristeza de Josefina (mesmo que no final tenha sido doloroso ao extremo, mas o que ela teve não é todos que têm a sorte de possuir ).

O amor transformava-se. Era outro tipo de amor. Um amor maior. Um amor que não deixa ficar sem o outro. Um amor cúmplice, cuidadoso… Um amor quase fraternal. 

Conto A Tristeza de Josefina

José Vieira, pseudônimo de Teresa Vieira Lobo, é uma autora que escreve de forma limpa, não há floreios demais e a escrita condiz com o título, durante a leitura eu podia imaginar ela contando os contos daquele mesmo jeito que os havia escrito. E esses mesmos contos estão recheados de sabedoria antiga:

É curioso como existem pessoas destinadas à fatalidade, que num pequeno momento de felicidade caem logo nos caminhos da desventura.

Conto As Lágrimas de Guilhermina

Já deu para perceber que eu amei a leitura? Mas eu reconheço que é um livro peculiar, não acredito que agrade a todos os leitores. Mas se você gosta de contos, realidade e singeleza acredito sim que o livro possa ser uma grande leitura para você também.

  • É como lhe digo, entender as pessoas deixa-nos loucos. A vida ensina-nos cada coisa. É só ver! Só ver, porque contando ninguém acredita. 

Conto As Vivências de Eva

Um grande livro para começar 2018 e eu realmente sinto que minhas leituras irão ser incríveis a partir de agora. Espero que você tenha a chance de poder sentir o mesmo que eu senti ao ler algo assim, para os curiosos que sabem que é complicado comprar livros internacionalmente e ficou curioso com Adágios, em breve trarei um sorteio amorzinho dele e outros itens fofíssimos aqui no blog.

Beijo grande e até a próxima!

P.S.: Me conta qual sua primeira leitura de 2018! Deixa aí nos comentários, vou adorar saber o que você pretende ler ou o que já tenha lido nesses três dias de janeiro.

Deixe seu comentário 3 comentários
Tags:

Veja também os posts relacionados à esse

Comente via Facebook

Deixe seu comentário

3 Comentários

  • […] Para ler minha resenha de Adágios clique aqui. […]

  • […] Como vocês estão? Já leram muito nesse início de ano? Eu já li dois livros – o que é muito bom comparado ao fato de que não li nada em novembro/dezembro de 2017 – e uma das minhas duas leituras já está aqui no blog! Confira minhas impressões de Adágios aqui. […]

  • Patricia FQ
    jan 09, 2018

    Concordo muito com a frase, “Que os outros são espelhos de experiências para nós”, acho que viver é isso, ver, refletir e somar o que é bom.
    O primeiro livro lido em 2018 foi A sombra do passado, segundo livro de Noites em Florença. O primeiro eu amei, este deixou um pouco a desejar mas aguardo ansiosa o último.